top of page

A Cultura do Youtube

Fora das TVS agora os novos idólos influentes da juventude podem ser encontrados na internet. Beleza física já não é importante. Eles só precisam ser espontâneos, autênticos, originais, inteligentes e bem-humorados.

 

Por Pérola Stewart

O mercado do youtube vem crescendo cada dia mais. Existente desde 2010 o site de vídeos há 4 anos começou a lançar novas personalidades, que se tornaram fortes influências para a juventude. Ser autentico, dentro de casa ou em qualquer lugar, aproximou o publico, mostrando que não sao figuras criadas mas pessoas comuns.

No YouTube não existe regras de conteudo ou duração (desde que não seja onfensivo) Essa liberdade criativa faz com que todos os dias surjam personalidades unicas e coteudos originais.

Maria Julia Trindade, 18, começou a gravar em 2011, ela conta que pegava a câmera da avó escondida para gravar os vídeos do seu canal. Após um tempo, Maju Trindade começou o Vine  um serviço que produz vídeos até 6 segundos para serem partilhados no Twitter e Facebook. Na plataforma ela apresentava o seu dia a dia, com sua famila e irmãos, logo caiu na graça do publico, chegando a 300 mil seguidores na rede social de fotos Instagam, hoje com 6 milhões.

"Foi tudo muito rápido, mas fiquei feliz pela forma como o publico correspondeu. Eu simplemente gravava o meu dia a dia, na verdade continuo gravando, mas isso mostra que tudo era real, nada inventado" afirma Maju.

Em média a cada 15 dias Maju lança um novo vídeo no seu canal, os temas variam conforme o que o publico pede. Moda, cultura, gastronomia, tudo o que estiver na boca do povo entra em pauta.

Feliz com o resultado que os vídeos tem gerado, a menina de apenas 18 anos se diz satisfeita por tudo o que conquistou, "Hoje posso ate mesmo ajudar minha familia, é como se fosse um emprego pra mim, na verdade é! Um novo tipo de emprego que está surgindo, tenho muito orgulho do que faço."

E pra quem pensa que descansar faz parte da vida dos youtubers está enganado, "Tenho evento quase todos os finais de semana, quase não fico em casa, mas conquistei amigos em todo país!" diz Maju.

A cada dia mais personagens surgem na internet com diferentes estilos. Vinicius Campos, 18, começou a gravar covers de músicas em 2014, desde então a sua influência começou a crescer, e no ano passado resolveu fazer videos pessoais também, o que agradou o publico que já o acompanhava.

"Comecei a gravar covers porque amo cantar, mas sempre me falaram que sou extrovertido, pensei: por que não gravar meu dia a dia ou assuntos comuns?. Deu super certo!"

Hoje, Vini campos possui mais de 30 mil inscritos em seu canal no youtube, e laça vídeos semanais.

Por onde passam Maju, Vini entre outros youtubers arrastam milhões de seguidores, tudo o que fazem cai na graça do publico e viraliza. Girias, roupas, e até músicas indicadas por eles.

Pode se dizer que o youtube hoje lança uma nova cultura entre jovens, enquanto a TV  depende de qual atração está no ar, os youtubers possuem uma relação direta com os jovens, gerando engajamento e mobilização muito maior.

Confira o vídeo da Maju e do Vini

© 2016. Site criado pelos alunos de Jornalismo da Universidade Metodista do Estado de São Paulo

bottom of page