top of page

A Infância Construindo A História De São Caetano

Com isso, o texto foi aprovado por profissionais de história. ”

São Caetano do Sul é a cidade com o melhor IDH do Brasil e isso se deve a dedicação que a cidade tem com a educação, logo a Fundação Pró-Memória promove diversas atividades que possam auxiliar alunos e professores no desenvolvimento acadêmico e profissional dentro e fora de sala de aula, criando cidadãos conscientes do lugar onde moram.

Ao ser questionada se os alunos se interessariam pela história da cidade contada de forma ilustrada, Nereide afirma que ao ler o texto com uma linguagem acessível e uma história fluente, com temas e personagens que se aproximam dos alunos, os estudantes se sentem motivados a aprender a história da cidade se divertindo.

Em conversa com a Marilia Tiveron, assessora de Difusão Cultural da Fundação Pró-Memória, o livro é uma autarquia municipal ligada à história e memória locais, desta forma, resgatamos a história de São Caetano do Sul e de sua população, indústrias e de todos os personagens dessa trajetória.

Por Tábata Madeira

Contar a história de sua cidade nunca é uma tarefa fácil, principalmente se seu público alvo são crianças de 6 a 10 anos, mas como fazer essa geração se interessar por acontecimentos passados?

Pensando nisso a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, convidou Nereide Schilaro Santa Rosa, escritora autônoma que aceitou escrever o livro "A História de São Caetano do Sul", sem remuneração  alguma, apenas para contribuir no resgate da história para os alunos do Ensino Fundamental I.

 

Com o objetivo de aproximar as crianças do texto, a designer Roberta Giotto, funcionaria da Fundação, ficou responsável pelas ilustrações do livro que facilitam a leitura e a compreensão do tema, além de incentivar os pequenos leitores a interagirem com os personagens da história por meio dos bonecos em paper toy.

O livro apresenta de forma única e diferente os eventos e os principais personagens de São Caetano. Apesar de parecer simples, Nereide conta que “o processo de criação se iniciou com a pesquisa aprofundada sobre a história da cidade, em seguida foi desenvolvido o texto histórico, com a criação dos personagens, redigido com uma linguagem que mescla ficção e não-ficção.

© 2016. Site criado pelos alunos de Jornalismo da Universidade Metodista do Estado de São Paulo

bottom of page